domingo, 7 de junho de 2009

Palco!!! Lugar sagrado do saber!


Nesta terça trabalhamos no palco do teatro, uma aula marcante, e de momentos memoráveis e muitos, pois aquele era o momento de muitos ali, pela primeira vez no sagrado lugar.


Trabalhamos as finalizações deste período de estados emocionais e sensações.


Uma aula de rever momentos importantes, jogos que seriam importantes para fixar pontos importantes vividos e cenas, cenas, discussões em torno delas, apreciação de todos, considerações de erros, refazer a cena, até acertar, tomar consciência.

Estando atentos ao bom uso do palco, aproveitando o espaço cênico real do teatro, a coxia, o procênio, a platéia, (as cadeiras), enfim, estando eles no lugar real/ideal, o palco de um teatro, assim entenderam na prática a importância do foco, da projeção da voz, e foram andando, nessa direção dizendo o texto sem estados emocionais, e localizei, a postura errada, o olhar perdido, a falta de foco, o nervosismo aparente, o caminhar inseguro, e pontuei a importância de se saber onde se está, como se anda, a questão da atitude, a importância do olhar, da necessidade de se impor, como se defender no palco, como fazer bem e bonito, aquilo que tem que se fazer, a simplicidade de forma bela.

Ao término da aula analisamos obras de arte que propunham estados emocionais, sensações atráves de figuras abstratas propostas pela profª. Aira, e eles se separaram em grupos e fizeram as análises e perceberam através das cores e do impacto das informações pela imagem, impressões importantes para o se instigar a investigação e observações estéticas.

Cada grupo fez sua leitura, e fomos descobrindo um pouco de seus universos, suas percepções e suas deficiências culturais, em uma das obras havia uma imagem impactante da opressão dos anos 60 e 70 no país e muitos não sabiam ao certo o que foi o regime de ditadura no Brasil, jovens de 13, 14, 15 e 16 anos, já na 7ª e 8ª séries, com falta de clareza em coisas essências na formação dos nossos cidadãos que farão o Brasil do amanhã, ai eu Deussss, espero que o Teatro e as artes os provoquem estimulem o saber.


Nossa reunião de sexta feira tratou de questões pedagógicas, onde abordamos dificuldades e progressos.

Régis e Aira

Nenhum comentário: