sexta-feira, 12 de junho de 2009

A cor pode provocar um estado?



Algumas aulas atrás nós sugerimos essa pergunta após analizarmos alguns trabalhos de diferentes artistas (ver aula: 'Diferentes Tristezas'). Agora que entendemos e trabalhamos o nosso corpo como ferramenta de criação de estados emocionais cenicamente, será possível nos provocármos visualmente?

Os alunos receberam diferentes imagens de artistas plásticos. Em grupo, conversavam sobre a reação que aquelas imagens provocaram, além que compreender e pesquisar a confecção daquele trabalho (suporte, técnica, material, dimensão, título...)

Em grupo pudemos compreender que não existem limites para se expressar visualmente: desenho e pintura podem ser o início de um caminho para se construir uma idéia como também um solução simplismente através desses meios.
(Ódio)

Na sequencia, cada grupo recebeu uma missão: representar visualmente o 'estado' que seria sorteado para cada um. Nessa etapa, imagens, figuras, palavras estavam fora desse jogo. Como então representar um sentimento humano sem artifícios da figura??

Tínhamos papelões, tintas, papéis, tecidos, palitos, linhas e uma infinidade de materiais até estranhos vistos fora desse contexto. O trabalho não tinha limites, só precisa cumprir sua missão: o estado proposto.
(tristeza)

Surgiram soluções diversas para cada estado: cores e texturas foram bem utilizadas. O grupo no final da atividade também escolheria um lugar ideal dentro do CEu para apresentar seu trabalho: um fundo, uma cor, um lugar que estivesse em hamonia com o trabalho e colaborasse ainda mais com a transmissão desse estado. Cada grupo fez uma visita aos trabalhos, nesse momento também nos abrimos para conversar e discutir sobre as idéias presentes em cada projeto. Finalizamos com uma conciencia maior sobre a relação dos materiais e cores para a representação de idéias. O corpo e os materiais falam...

Nenhum comentário: