domingo, 28 de junho de 2009

Conflitos - A Vida é Cheia de Som e Fúria! Vontades e Contra-Vontades!


Nesta semana continuamos nosso trabalho com muita vontade de uns e algumas contra-vontade de outros poucos, rsrs... Sempre tem alguns que remam contra a maré, e a vida é assim, assim nascem os conflitos.

Após papos, reflexões e revermos o que se passou na aula passada, tivemos um bom aquecimento físico, sempre seguido pela respiração em U para trazer atenção, segurança, mais capacidade de concentração e corpo em estado de prontidão, tudo o que ajuda a ficarmos mais atentos em meio a tantos conflitos que viriam aula à dentro.

Todos se reaqueceram nos exercícios de conflitos - vontades e contra-vontades de formas individuais, simulações de situações diversas para trazer a tona estados emocionais recheados de conflitos, algo agora mais verticalizado.

Na sequência situações que além de teatrais traziam um questionamento do universo das Artes Visuais, como montar uma fotografia de uma situação conflituosa, sem falar, transmitindo com as expressões faciais e físicas causadas por respirações conscientes, uma leitura para o grupo oponente o acerto ou não desta proposta.

Assim, estimulamos neles o olhar aos detalhes, o cuidadoso foco de atenção preciso ao artista ao ler as obras que perpassam sua vista.

Foi muito bom, tivemos boas situações de vontades e contra-vontades:

Uma briga, com duas pessoas discutindo e duas separando.

Dois penetras querendo entrar numa festa para encontrar a amiga que já estava dentro, mais sendo barrados por dois seguranças.

Uma família dentro de um carro, numa grande enchente, onde o pavor tomava conta de todos, pois tinham esse carro zero, comprado a dois dias, preste a ser carregado, pois já estava de água até os joelhos.

E um incêndio, quatro pessoas num prédio, e querendo se salvar do fogo, sem saber se pulavam de tamanha altura ou não.


Desta forma eles vão percebendo quais os olhares possíveis e essenciais numa situação dramática.



Em nossa reunião Artístico pedagógica, tivemos discussões acerca da: documentação ref. pagto - A divulgação junto aos alunos da fazenda da Juta e Teotônio - Propormos aos alunos um fechamento geral antes do dia 17/07 - Elaborarmos um informe escrito sobre quando para e quando retornam as aulas do PIA - Nossa conclusão de nova abordagens junto aos alunos e pais, de não mais citar as duas mátérias específicas da dupla de Arte-Educadores em questão e sim falar sempre do todo, as quatro vertentes - Criamos também um novo formato de como servir o lanche, junto as novas assistentes que recem chegaram, elas irão levar os lanchares no BEC do CEU para os alunos em horário combinado - E por fim a nossa coordenadora Márcia, propos um breve depoimento de como cada um entende como resultado prático do que se está aplicando nos trabalhos em dupla, como esta interdisciplinaridade está acontecendo e atendendo a proposta do PIA.


Dessa discussão muito bacana surgiram propostas fundamentais e indíspensáveis ao segundo semestre após férias, que ainda não vou relatar aqui, pois ainda são nossos tesouros para o fechamento do ano. rsrsrs!!!



Régis e Aira

Nenhum comentário: