sexta-feira, 3 de julho de 2009

Espelho

Turma de 13 e 14 anos

Turma -manhã: Procuramos encontrar expressões de nossos rostos praticando estados em frente aos nossos espelhos. Antes de mais nada, observar faz parte de qualquer aprendizado. Perceber todas as variações que nosso rosto nos oferece quando arqueamos uma sobrancelha, mexemos a boca, um olhar.... Junto ao ato do desenho está o olhar, o olhar também adquire conhecimento, precisa se exercitar como qualquer outra ação. Essas expressões foram transmitidas para o papel através do desenho. Aproveitamos o espaço da aula para também conhecer um artista que relacionou muito com o espelho para produzir seus desenhos, seus auto-retratos, o Egon Schiele.

Turma- tarde: Como os espelho pedidos não foram suficientes para fazer a atividade proposta tivemos que adaptar a partir do assunto que estamos tratando. Arrumamos as mesas de modo que cada aluno sentou de frente para outro aluno. Experimentamos diferentes expressões com os nossos rostos e cada dupla tanto observava as transformações como praticava outras.

Quais elementos são significativos para as transformações de nossas expressões?
Os músculos se mexem, e cada estado faz uso desses elementos do nosso rosto: ora nariz, ora boca, ora sobrancelhas, ora olhos e até as orelhas!

A primeira missão de nossos primeiros desenhos foi o de retratar a pessoa a nossa frente. Tivemos muito tempo para observar as características desse rosto, as linhas, os detalhes, as pintinhas...

No segundo exercício, o desenho também retrataria a pessoa a nossa frente, só que agora em 1 minuto. Ficou difícil? Ou simplesmente diferente? E o terceiro desenho propôs o desafio de desenhar em apenas 10 segundos! Como podemos apreender sutilezas da pessoa retrata dentro desse curto espaço de tempo? Como fica o traço? Como dividimos o tempo afim de darmos conta do desenho proposto? É... muitas coisas para se pensar.

Encerramos com um último desafio: o desenho agora seria realizado com a mão contrária. Sim! Aquela mão que nunca foi acostumada a desenhar agora experimentaria fazer traços, ou melhor, retratar nosso colega... Conversamos sobre os desenhos depois de encerrada essa etapa. Observamos as diferenças que surgiram, as diferentes ocupações do espaço do papel, dos traços e características que surgiram nas ex- folhas brancas.

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