sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reta Final

Os alunos ficaram surpresos quando se depararam com a montagem produzida a partir da pesquisa que haviam realizado com as genesis de cada um. O professor Régis se responsabilizou em criar um situação dramática a partir de todos os personagens que surgiram ao longo desse processo de criação do alunos. A reação foi muito positiva de cada adolescente no momento de se reconheceram dentro do texto a partir de seus respectivos personagens. Fizemos leituras para reconhecermos o texto que ainda parecia novidade. As leituras seguintes ajudaram a nos familiarizarmos com as questões presentes dentro do exercício cênico. Os alunos deram sugestões, nós oferemos outras e ainda abrimos espaço para que durante essa semana que se passasse, eles pudessem criar outras cenas cabíveis dentro daquele enredo, aproveitando ao máximo as características que cada personagem. Também estão se deparando mais uma vez com a necessidade de estudar e pensar os diálogos propostos em cena, não apenas uma "decoreba" das frases, mas pensar em como reproduzir e convencer a partir do corpo o que todas aquelas palavras juntas permitem.




A pesquisa plástica vai a todo vapor. Nessa aula, antes de voltamos a cada projeto, gastamos um tempo observando produções de outros artistas. Assistimos ao grafite animado do grupo argentino MUTO, conversamos a respeito de como ele é feito, onde e como é apresentado e a sensação que cada um teve depois de assistir a apresentação. Vimos ainda uma seleção de fotos do portifólio da Aira, um vídeo da Paula Dalgalarrondo e o blog da artista portuguesa que produz bonecas, Rosa Pomar. Observamos como a artista coloca referências do que ela gosta dentro do blog, um espécie de diário como a que os alunos estão fazendo: fotos, imagens, frases, poesias...

Estamos na reta final. A proposta para a aula que vem é conhecermos o Diário de Pesquisa de cada aluno e caminharmos as pesquisas para uma conclusão. A partir daí pensaremos em como e onde expor cada trabalho.

Nenhum comentário: