Estamos trabalhando à algumas aulas em matérias pontuais em teatro, que fazem parte do fechamento de um ciclo, aliás muito importânte desta fase vivida deste o início do ano, nossa investigação de técnicas básicas para teatro, e falamos desta vez de subtexto e criação de imagens.
O aluno precisa saber a importância do que faz em cena, seus detalhes e ter noção da capacidade de repetição exata, do gesto, da fala, das expressões etc. Mais não se trata somente disto, ele tem também que ter um pensamento sobre aquilo que está fazendo, manipulando, pondo no corpo em movimento, e para isso, o subtexto é uma ferramenta fundamental, e sua presença é necessária na ação.
Aliado a ela também temos que ter presente a capacidade de criar imagens, trabalhando com o resgate de lembranças e capacidade imaginativa de sonhos futuros, tudo através da imagem produzida pelo pensamento em ação, ele da vida ao que se pensa, se fala e através deste exercício colocamos uma platéia em real conexão com o que estamso falando. Só podemos fazer com que um espectador veja o que vivemos na cena, se nos mesmos interpretes, vermos, e para vermos, temos que criar imagens, que precisa de subtexto, de fé cênica, e tudo se mostra atrvés do olhar, (os olhos) a mais importânte parte expressiva de nossa face nesse caso, por ela dizemos com verdade ou enganamos a nos mesmos.
Com muitos exercício com garrafa de água para repetição, criação de imagens focadas por propostas orientadas por mim, nos divertimos muito essa semana e os PIÁs adolescentes, descobriram um pouco mais de si e da mágia do teatro através de seus próprios intrumentos: o corpo e suas sensações e emoções.
Nessa semana nossa reunião artístico pedagógica foi geral e na Galeria Olido, tivemos entre outras coisas um bate-papo com Berenice arte-educadora da EMIA que compartilhou conosco experiências no Fladem e algumas outras vivências importântes que já temos no dia a dia do PIÁ e outras que nos alimentam mais como:
- Compartilhar no processo pedagógico criativo.
- Ter sempre uma programação de aula, porém aberta para mudanças de acordo com o que rolar.
- Trabalhar por exemplo o Teatro através do teatro, mais com espaço para a criação coletiva através dos alunos, à partir do fazer sensível e inteligente.
- A importância de se ter uma proposta focada já desde o início do projeto do ano, principalmente quando se tratar de um parceiro que você não conheça, alguém que esteja iniciando uma experiência sem saber a metodologia do colega.
Em breve no CEU Sapopemba teremos nossa mostra e estamos a todo gás para que nossos alunos fiquem felizes e se divirtam com sua próprias criações e resultados.
Abraços
Régis Santos
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