sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto Investigação: parte2



Investigação em ação.

Nesse momento os alunos continuam procurando referencias que dizem respeito à eles mesmos e consequentemente nos ajude no projeto de criação do nosso 'auto-retrato'. Passamos uma parte da aula exclarecendo dúvidas e integrando os alunos faltosos ao projeto.
Para ajudá-los, eu, Aira, trouxe alguns materiais relevantes à minha pesquisa pessoal de produção. Alguns desenhos da minha primeira infancia, que obviamente não diziam sobre a profissão que escolheria hoje, mas diziam a respeito de algumas escolhas, de formas, de cores e suportes.
Mostrei um trabalho de desenho realizado em 2004, uma faixa comprida de desenhos coletados durante um periodo daquele ano, além de uma sequencia de fotografia de outro projeto. Instiguei os alunos à se relacionarem de forma questionadora e de pesquisadora sobre os trabalhos. Levantaram 'porques' sobre as escolhas que eu mesma havia optado em relação ao material, suporte e principalmente, em relação às imagens presentes.
Encerramos essa etapa da aula com o trabalho da artista frencesa Sophie Calle. Levei para os alunos o catálogo da última exposição dela, aqui no SESC Pompéia. Lí os textos sobre "Cuide de Você" e a carta que a artista recebeu. Analizamos como Sophie fazia a investigação dela, e principalmente, quais ferramentas, recursos e materiais ela utilizava para isso. A única diferença entre ela e nós é que a pesuisa dela começou a um tempo maior, só...

Nenhum comentário: