sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Roteiro do Projeto Investigação

Apresentamos o ROTEIRO do Projeto Investigação para orientar nossos alunos para as próximas aulas. Apesar de estarmos em setembro, em um piscar de olhos o ano já acabou, por isso um roteiro para que nossos "pesquisadores" não se percam nesse caminho de produção. Como pretendemos por a mão na massa nas próximas aulas, os levamos para conhecer a sala de materiais do PIÁ. Também conversamos a respeito das imagens que alguns alunos trouxeram a respeito deles. Como poderíamos descobrir idéias a partir dessas escolhas?

Aqui está nosso roteiro na íntegra:



"De quais formas podemos falar sobre nós mesmos? Será que objetos, materiais, idéias, músicas ou danças poderiam nos ajudar? Cada um de nós é formado por um “mundo” de escolhas, coisas que gostamos, ou mesmo odiamos. De alguma maneira nossa vida é formada por essas escolhas, escolhas tão pessoais que nos transformam em personagens únicos. Como poderíamos apresentar essas escolhas de uma maneira interessante para o outro que nunca me viu? Como poderíamos falar de nós utilizando outros materiais para responder essa pergunta?


1º Passo: Material Coletado

O material que coletamos durante essas duas semanas vai nos ajudar a entender características pessoais de cada um. Em grupo vamos reunir essa coleta de imagens e objetos para descobrir o que os outros vêem sobre você e o que podem acrescentar sobre sua seleção e conseqüentemente, seu projeto Já notaram que muitas vezes a imagem que as pessoas têm sobre nós não é exatamente a mesma que temos sobre nós mesmos? Lembrando que vocês todos são investigadores e todo bom investigador deve registrar todas essas pistas.



2º Passo: Diário de Pesquisa

Como já foi dito, nosso trabalho acontece em duas partes: o diário de pesquisa e o trabalho final. O diário de pesquisa é nada mais e nada menos que um local escolhido por vocês para registrar TODAS as pistas dessa investigação pessoal. No diário pode conter as observações das outras pessoas, os materiais que cada um estará experimentando, as escolhas que deram certo e as que não deram, imagens que tenham a ver com a idéia, frases, fotos .........enfim, qualquer coisa que apareça na sua investigação de auto-retrato.




3º Passo: Artistas Parceiros

Gostaria que dentro do diário de pesquisa aparecessem no mínimo (pode mais, claro) dois artistas que de alguma maneira se identifiquem com o trabalho que você está produzindo. Lembrando que quando digo artistas estou me referindo a qualquer tipo de arte, seja artes plásticas, música, teatro, cinema, dança, HQ, ou mesmo outra área que tenha a ver com você (tenha a ver com a sua idéia, ou com o seu material, formas, imagens e etc).


4º Passo: Trabalho Final

Enquanto o diário de pesquisa está sendo feito, nasce junto o trabalho final. Agora cada um tem que trabalhar muito para resolver essa missão. Todos os materiais possíveis da sala PIÁ estarão à disposição de vocês. Para outras idéias de materiais teremos que correr atrás e por isso é importante focarmos nosso objetivo para darmos conta desse projeto até 27 de Outubro( lembrando que dia 31 e 01/11 são os dias previstos para a nossa mostra, ou seja, tudo organizado e pronto para ser apresentado).


5º Passo: Apresentação do Trabalho Final

Como apresentaremos o trabalho final? Faz parte da pesquisa pensar onde e como seu trabalho será apresentado. Ele pode ser pendurado em uma parede, gravado em um cd/dvd, no chão, dentro de uma caixinha, lido, interpretado, usando sons... enfim, mostrado do jeito que cada um decidir ser mais adequado ao seu projeto.
E o lugar? Dentro de uma sala? Em algum espaço do CEU? Fora do CEU? É um trabalho de escutar, de sentir, de comer, de se ver....? Todas essas respostas cada um de vocês é que vão descobrir. Certo investigadores?"

Aira Bonfim

Nenhum comentário: