sexta-feira, 6 de março de 2009

um Foco.

Turmas de 12 e 13 anos, manhã e tarde.

Depois desse período de férias e festas agora nosso planejamento passará para marchas mais rápidas. As turmas estão se configurando e muitos pré adolescenstes já estão mais a vontade conosco.

Iniciamos as aulas com as duas turmas estabelecendo os combinados a respeito das dinâmicas que adotaríamos em sala e com o grupo. Juntos pensamos sobre o espaço de aula, a roupa adequada para os exercícios, nossa postura, pontualidade, liberdade e respeito.

Iniciamos então a partir de uma longa explanação sobre nossa 'respiração'. Como se movimenta esse ar, a melhor maneira de aproveitá-lo, como funciona uma respiração correta propícia para exercícios de palco e movimentação. Os alunos experimentaram essa respiração que posteriormente chamamos de "U" por causa do movimento que o ar faz em nosso corpo. Foi muito interessante entendermos a teoria e a prática desse conteúdo.

Nosso exercício seguinte explorou intensamente o trabalho de foco e concentração com o corpo. Como nosso corpo poderia se portar quando se exigia um foco importante? Os focos em cena eram precisos e marcantes, os alunos puderam perceber o próprio progresso que alcançaram no desenvolver do exercício das bolinhas que fizeram. Terminamos com um corpo mais atentos e preparado para o olhar.




No segundo momento da aula nós propomos exercício de desenho que também explorasse o tema do foco. Conversamos sobre a atuação do foco agora nas artes visuais. Como poderíamos pensar esse foco? Uma máquina de fotografar também trabalha com focos? Como nosso corpo perceberia esses focos?

Saímos pelo espaço do CEU com folhas de papel de pequenas dimensões escolhendo focos pessoais e traduziríamos nos desenhos. Quatro desenhos, quatro focos diferentes.



A produção foi muitíssimo rica e sequencialmente conversamos a respeito dessa primeira produção. Analisamos cada desenhos salientando traços, escolhas, temas, perspectivas e pensando sobre o material escolhido ( uma turma usou tinta e a outra giz- ainda nos faltam alguns materiais importantes mas adaptamos com que temos)




Régis e Aira

Nenhum comentário: