sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Corpo como Módulo de Papel

Turma de 3a Feira- Manhã




Após os exercícios de relaxamento e concentração. Trabalhamos ocupando os espaços vazios da sala de aula com o nosso corpo, ora variando as velocidades, ora os focos. Também exercitamos a voz e a respiração para então entrarmos no intenso "exercício da bolinha": trabalho de concentração e foco utilizando-se dos nomes de todos os presentes na roda.

No segundo momento fizemos exercícios de criação mímica: inventamos objetos imaginários, ações continuadas e estátuas. Acentuávamos a todo o momento a liberdade de criação que esse espaço de aula permitia. Era possível experimentar, criar e imaginar coisas que não existem no nosso cotidiano.

Passamos então para um criação plástica que partia das mesmas discussões que surgiam naquela aula. Nosso corpo funcionaria como o papel nesse exercício: construímos módulo, nosso papel receberia pequenas instruções e caberia a cada um processar de sua maneira esses passos. Os passos foram: duas dobras, duas dobras e um corte, duas dobras novamente e duas dobras e dois cortes. Surgiram módulos diversos e aproveitamos essas criações para conversarmos sobre a liberdade de inventar e construir. Como simples passos eram responsáveis por mudanças significativas e como a individualidade de cada um aprecia nos módulos. O mesmo acontecia com o corpo a partir de exercícios que nós educadores propomos. Conclusão: cada ação nossa é significativa para a criação artística

Aira e Régis

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