A pesquisa do projeto Investigação encerra uma etapa importante e inicia outra. Nossos alunos terminaram as produções para essa semana anterior à Mostra dos Trabalhos. Cada aluno indentificou-se com algum artista a partir de cartões de imagens de obras que eu trouxe na aula passada. Esses cartões serviam como suporte de observações, os alunos escolheram as imagens que bem entendiam e que de alguma maneira se identificava às suas pesquisas. Surgiram escolhas a partir de temas, suportes, luz, cores, linhas, materiais e etc.
Nessa aula todos os trabalhos foram apresentados e as escolhas dos cartões de imagens justificados em frente ao grupo. Cada aluno mostrou ao grupo sua pesquisa e abrimos o espaço para questionamentos e sugestões. Foi muito bonito ser como cada um se colocou ao grupo. A discusssão a respeito das pesquisas é madura e fomentadora de novas questões. O trabalho nasceu genuíno e permanace muito pessoal e honesto. Os alunos dizem tão sobre eles mesmo a partir dessa pesquisa plástica que nem eles mesmos imaginam. É emocionante mesmo.
O próximo passo é pensar o ONDE e o COMO mostrar essas pesquisas. Durante esses meses de trabalho essas questões foram levantadas para que se pensasse esse 'lugar' do trabalho. Agora chegou esse momento e aproveitamos essa etapa para mais um e importante aprendizado. Cada aluno percorreu o espaço do 'BEC' destinado à Exposição da Mostra do PiÁ e depois de um tempo se encontrou com o seu próprio trabalho. Também foi dado à eles a responsabilidade da montagem e os materiais que seriam destinados para esse fim. Pensamos a respeito da luz, alturas, se o trabalho estaria pendurado, no chão, em um suporte, ou em outra solução.
Encerramos essa etapa e pudemos conversar. Alguns alunos gostaram mais da montagem do que da própria produção. Outros disseram que não imaginam o trabalho que dava para mostrar o trabalho às pessoas. Outros comentaram de como mudava o trabalho no momento em que o mesmo saía do espaço de sala de aula. Montamos também uma mesa destinada aos "diários de pesquisa" de cada um. O expectador que frequentar a exposição tem a liberdade de mexer nos diários que desejar e acompanhar o processo do aluno durante o desenvolvimento da pesquisa nesse semestre. A produção artistica saiu de um pedestal imaginário do inconsiente coletivo e voltou aos seus verdadeiros donos, os artistas, pessoas comuns e criativas.
fotos da artista-educadora Sueli Bonfim
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