sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Projeto Investigação

Partimos para o desafio do ‘Projeto Investigação’. Tivemos uma conversa longa a partir dos auto-retratos que fizemos nos exercícios do mês passado. Do quê de fato se trata realizar um auto-retrato? O auto-retrato de trata única e exclusivamente de um desenho de nós mesmos? Destrinchando a palavra auto-retrato, concluímos que nos retratar é falar sobre nós de alguma maneira, de uma maneira menos explicita talvez. Poderíamos falar sobre nós a partir de muitas referências, gostos e opiniões.


Colocamos diversos trabalhos de diferentes artistas plásticos na roda e começamos a analisar as informações que aquelas obras traziam a respeito de seu autor. De quais maneiras podemos falar sobre nós mesmos? Quais os recursos para melhor explorar essa idéia? Havia artistas que partiam de imagens, outros de abstrações, de idéias claras, de metáforas. Usaram tinta, fotografia, vídeo, instalação, desenhos, gravura e objetos para compor uma idéia.


Desafiamos então aos próprios alunos iniciarem uma pesquisa auto-retrato. Cada um se aproximaria de sua idéia, seu material, seu suporte, sua cor. O registro do processo mapeará essas próximas nove aulas até o período de término das aulas do segundo semestre. Foi um desafio e tanto, estamos ansiosos para os próximos capítulos.


"Exercício de desfunção dos objetos em cena"

Nenhum comentário: