terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Começando...


Dia 17/11, segunda-feira, foi o primeiro dia de trabalho dos arte-educadores. Começamos o dia conhecendo os funcionários e espaços do CEU SAPOPEMBA; fomos recebidos pela gestora e acompanhados pelos coordenadores de educação e pela coordenadora de núcleo, Márcia.

Para dar início efetivamente ao nosso trabalho, recebemos do NAC – Núcleo de Ação Cultural, cerca de 480 fichas de interessados cadastrados pela equipe do CEU. Esse foi nosso ponto de partida para entrarmos em contato com os familiares das crianças e adolescentes, a fim de convidá-los à formalização da matricula do PIA - Programa de Iniciação Artística. A cada contato percebemos que as famílias demonstravam bastante interesse nessa proposta.

Além do contato, realizamos o planejamento para estruturar as reuniões com os responsáveis da seguinte maneira: Dia 20 (Dia da Consciência Negra, feriado na cidade de São Paulo) e como havia muitas pessoas interessadas, resolvemos fazer quatro reuniões durante todo o dia (às 9, 10h30, 13 e 14h30 hs).

Programação para o Encontro com Pais:
1-uma brincadeira de roda para que todos pudessem se conhecer;
2-apresentação de uma cena organizada pelos arte-educadores;
3-conversa sobre as impressões desses dois momentos e a relação que pode haver com um Programa de Iniciação Artística;
4-apresentação do projeto e discussão sobre a importância da arte;
5-inscrições para o PIA.

Para os arte-educadores esse dia foi bastante importante, pois além de propor à comunidade um contato com linguagens artísticas, ainda serviu para a realização das matrículas (cerca de 200 crianças foram inscritas). Para a Márcia - coordenadora do NAC, esse dia serviu para descontrair, aproximar e fazer com que a comunidade entendesse a proposta; para os pais, observamos encantamento, aproveitando para inscrever outros filhos e anunciar que convidariam outras crianças, ao ponto de perguntarem se a proposta estende-se ao adultos também, pois caso sim, aproveitariam para se inscreverem...

Agora é necessário organizar as turmas, respeitando as idades e horários disponíveis das crianças, fazer levantamento estatístico, sobre as porcentagens de inscritos de alunos da escola municipal (EMEF) e outros (escolas estaduais – E.E e particulares). Resolvemos que a implantação nos meses de novembro e dezembro será um piloto, para conhecermos a dinâmica, horários, deslocamento, facilidades e dificuldades iniciais, para melhorar no próximo ano.

Nenhum comentário: